top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana

Modelos de cordões ópticos

Existem vários modelos de cordões ópticos disponíveis, cada um com diferentes características e configurações para atender a diversas necessidades de conectividade. Aqui estão alguns modelos comuns de cordões ópticos:

  1. Cordões ópticos simplex: Esses cordões consistem em uma única fibra óptica, geralmente com um conector em cada extremidade. Eles são usados em aplicações que exigem apenas uma via de comunicação, como em conexões ponto a ponto ou em aplicações de transmissão unidirecional.

  2. Cordões ópticos duplex: Os cordões ópticos duplex são compostos por duas fibras ópticas, uma para transmissão e outra para recepção de dados. Eles são amplamente utilizados em aplicações de comunicação bidirecional, como em conexões de rede entre switches, roteadores ou servidores.

  3. Cordões ópticos de múltiplos conectores (MTP/MPO): Esses cordões são projetados com um conector MTP/MPO em uma extremidade e vários conectores individuais, como LC ou SC, na outra extremidade. Eles são usados para facilitar a conexão entre equipamentos com múltiplas fibras ópticas, como em sistemas de alta densidade, data centers e aplicações de transmissão de alta velocidade.

  4. Cordões ópticos híbridos: Os cordões ópticos híbridos combinam diferentes tipos de conectores em cada extremidade, permitindo a conexão entre diferentes tipos de dispositivos ópticos. Por exemplo, um cordão híbrido pode ter um conector LC em uma extremidade e um conector SC na outra, possibilitando a interconexão entre equipamentos com conectores diferentes.

  5. Cordões ópticos com conectores especiais: Além dos modelos mencionados acima, existem cordões ópticos com conectores especiais projetados para aplicações específicas. Isso inclui conectores como o E2000, que possui um mecanismo de travamento para maior segurança, ou o MT-RJ, que possui um design compacto e integrado de conector duplex.

Além dos tipos de cordões ópticos, também é importante considerar outros aspectos, como o tipo de fibra óptica (monomodo ou multimodo), o revestimento externo do cabo (geralmente PVC, LSZH ou plenum) e a classe de qualidade dos conectores.

A escolha do modelo de cordão óptico dependerá das especificações técnicas e das necessidades da rede em questão, levando em consideração a distância, largura de banda, ambiente de instalação e os tipos de equipamentos e conectores utilizados.


Consulte nossos vendedores para adiquirir o melhor cordão para o teu projeto.



86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page