top of page
Buscar
  • Thiago Canção

FTTH, FTTC e FTTB

Atualizado: 25 de jan. de 2022

Mais um papo rápido pra você, dessa vez vamos abordar as redes de fibra óptica.

Existem três tipos dominantes: FTTH, FTTC e FTTB.

O mais encontrado é o FTTH (acrônimo de Fiber-to-the-Home), que é a fibra até a casa do cliente, literalmente falando, onde a instalação liga por fibra diretamente da estrutura do provedor até o cliente.


A rede FTTC (acrônimo de Fiber-to-the-Curb) é a rede que vai até o poste/calçada (daí o termo curb em ingles). Nessa rede a rede vai até o equipamento instalado no poste e do poste até a residência, a ligação é por cabo metálico.


Por fim o FTTB (acrônimo de Fiber-to-the-Building ou Fiber-to-the-Basement) que liga o provedor até o prédio ou subsolo. Onde um equipamento (que pode ser um switch por exemplo) divide o sinal para os clientes.


Esses são os principais tipos de rede de fibra óptica utilizados para atender clientes, existem sim alguns termos diferentes, mas utilizam a mesma dinâmica.

Todos têm seus pontos positivos e negativos. Normalmente os usuários contratam o serviço sem saber qual irá ser implantado.


Sendo assim, se você estiver pensando em contratar o serviço de uma empresa ou em migrar de fornecedor de acesso banda larga fixa, fique atento à solução utilizada para atender à sua casa.


Esperamos ter explicado.

Gostou? Tem uma sugestão? Esta procurando produtos para a tua rede? Entra em contato com a gente e conheça nosso Portifólio de produtos para redes de telecomunicações.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page