top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana

Conectores ópticos PC, APC e UPC?

Atualizado: 25 de jan. de 2022


No Mercado de Telecom ainda há muitas dúvidas quando falamos de fibra óptica e de como aplicar cada tipo de conector. Ao descrever o conector de fibra, geralmente usamos termos como LC / APC, SC / UPC, mas o que muda mesmo

nos conectores são seus polimentos.

As suas transmissões são feitas por meio do contato físico entre as extremidades que é afetado diretamente pelo tipo de polimento, além de ser esse polimento quem definirá a forma como a luz será refletida internamente neles.


Qual a diferença entre APC, PC e UPC?

Os conectores APC apresentam uma extremidade de fibra que é polida em um ângulo de 8 graus, a perda é muito baixa, em torno de até -70dB, tornando-os capazes de transmitir dados em super alta velocidade a dezenas de quilômetros.

A superfície de contato do conector (PC) é polida no formato convexo, permitindo contato entre superfícies, eliminando possíveis lacunas de ar. A perda de retorno nesse tipo de conector é em torno de -40dB, tendo sua aplicação em taxas até 1Gbps. Atualmente é o mais utilizado.

Os conectores UPC são polidos sem ângulo muito parecido com o PC, eles possuem uma ligeira curvatura para melhor alinhamento do núcleo. Sua perda de retorno fica em torno de -55dB, tendo sua aplicação em taxas até 2,5Gbps.


Como identificar o conector APC do UPC?

A cor é a forma mais fácil de identificar e diferenciar cada tipo de conector: O conector APC sempre será da cor verde, enquanto o UPC será cor azul.


Qual possui melhor desempenho?


No quesito desempenho, o conector APC terá um desempenho melhor do que o UPC, por conta da menor perda de retorno (ou seja, menos luz será espelhada e “devolvida” para a fonte emissora).


Considerações de aplicação


Devemos sempre consultar o fabricante para saber qual o melhor tipo de polimento a ser utilizado. Levando em consideração apenas o desempenho, o conector APC se sobressai por conta da menor perda de retorno que é 10 vezes menor que o UPC. Entretanto, o conector UPC possui um custo mais acessível.

Aplicação

Conectores UPC são mais indicados para atender a maioria das aplicações convencionais menos sensíveis, como CATV, redes de fibra multimodo, de curta distância, de processamento de dados, além de LAN e WAN.

Já os conectores APC são recomendados para aplicações mais complexas e sensíveis, como redes ópticas passivas de alta velocidade e aplicações WDM que usarão vários comprimentos de onda via fibra monomodo e exigem sinalização de fibra óptica de alta precisão.


Gostou? Tem uma sugestão? Esta procurando produtos para a tua rede? Entra em contato com a gente e conheça nosso Portifólio de produtos para redes de telecomunicações.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page