top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana

Cabo óptico geleado, seco ou totalmente seco?

Atualizado: 25 de jan. de 2022

A proteção contra a penetração de água nos cabos ópticos é uma característica muito importante para a performance e o tempo de vida útil das fibras ópticas, alterando diretamente aspectos referentes à sua instalação.


Cabo Óptico Geleado (G)


Utiliza gel em toda sua construção (tanto no núcleo do cabo quanto no interior do tubo loose) com o propósito de fornecer uma barreira física de proteção contra a penetração de água, preenchendo os espaços intersticiais eliminando os locais por onde a água possa se propagar.

Cabo Óptico Seco (S)


Possui gel apenas no interior do tubo loose, resistente a penetração de umidade, enquanto no núcleo óptico o gel é substituído por fitas e /ou fios impregnados com pó superabsorvente de umidade.


Cabo Óptico Totalmente Seco (TS)


Elimina por completo, em toda construção do cabo, a presença dos compostos de gel derivado de petróleo que é substituído pelas fitas/fios water blocking.

Esta remoção completa do gel na construção do cabo faz parte da evolução tecnológica dos cabos ópticos. A tecnologia de cabos Totalmente Secos está difundida mundialmente desde 1997, e é comumente conhecida como “Totally Dry” ou “Gel-free”.

Fonte: Furukawa

Qual cabo óptico devo utilizar?

A melhor opção dependerá da sua prioridade. O benefício do cabo geleado é possuir um custo mais acessível. Agora, se você precisa tomar precauções extras quanto à inflamabilidade, sem gastar muito, o cabo seco será mais indicado. Caso disponha de maior capital e/ou precise contar com risco mínimo, o cabo totalmente seco será o mais adequado.


Gostou? Tem uma sugestão? Esta procurando produtos para a tua rede? Entra em contato com a gente e conheça nosso Portifólio de produtos para redes de telecomunicações.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page